top of page
Foto do escritorNestor Freire

O MAIOR ESTACIONAMENTO DE BIKE DO MUNDO - UTRECHT - HOLANDA

Atualizado: 25 de dez. de 2022


Visão parcial de um dos corredores do Utrecht Stationsstalling em Utrecht

O maior estacionamento de bicicletas do mundo, em Utrecht, Holanda funciona do lado da estação ferroviária central e possui espaço para estacionar mais de 12.500 bicicletas. A garagem foi inaugurada em 2019 pela ministra júnior da infraestrutura Stientje van Veldhoven, que brincava que era “Ministra das Bicicletas” holandesa, juntamente com dois diretores das empresas ferroviárias e o vice-prefeito de Utrecht, que tem a reurbanização do área da estação em seu portfólio.


Tudo o que circunda o Utrecht Stationsstalling (garagem de estacionamento para bicicletas da estação) é impressionante. São12.500 lugares de estacionamento, um tempo de construção de quase 5 anos e um custo superior a 30 milhões de euros. A instalação é parte integrante da nova estação ferroviária de Utrecht.


Esta garagem é bem diferente da sua versão japonesa. No Japão, a estação Kasai de Tóquio tem capacidade para 9.400 bicicletas e foi inaugurada em 2008. Ali, um porão de 15 metros de profundidade dá acesso a 50 elevadores que armazenam automaticamente as bicicletas em túneis subterrâneos ainda mais profundos e inacessíveis ao público. A instalação holandesa não depende de um sistema mecânico tão sofisticado que possa estar sujeito a avarias. Você pode simplesmente pedalar até a garagem de Utrecht. Esta instalação é tão grande (tem 350 metros de comprimento) que foi concebida para ciclismo indoor. Você pode até percorrer o prédio se não quiser estacionar. Leva-se quase um minuto para atravessá-lo. Logo a seguir a uma das entradas poderá escolher em qual dos três pisos pretende estacionar. Esses andares podem ser alcançados por rampas cicláveis. O piso -1, a cave, é frequentemente utilizado por pessoas que pretendem pegar o trem. Provavelmente porque esse porão tem um túnel que oferece acesso direto a todas as plataformas de trem. As pessoas que trabalham nas imediações das instalações e as pessoas que desejam visitar o shopping preferem estacionar no andar +1. A partir desse nível, você só precisa subir um lance de escadas até o quadrado em cima da garagem. O andar térreo é reservado para pessoas que possuem assinatura.


A instalação foi projetada por Ector Hoogstad Architects. É parte integrante da renovada estação ferroviária. O estacionamento de bicicletas nas estações na Holanda evoluiu lentamente para isso. Décadas atrás, um pequeno prédio separado para estacionamento de bicicletas nas proximidades da estação seria administrado por alguém que tinha que ganhar a vida com isso. Em seguida, os municípios e as ferrovias intervieram e os edifícios dedicados se aproximaram da estação. Essas instalações cresceram até seus limites (Groningen vem à mente). Então, com a reconstrução de muitas grandes estações, o estacionamento para bicicletas tornou-se parte integrante da estação. Exemplos podem ser encontrados em Arnhem e aqui em Utrecht.


A instalação está aberta 24 horas, 7 dias por semana e isso significa que a cidade de Utrecht emprega cerca de 40 pessoas para administrar o local, incluindo o pessoal da oficina para fazer pequenos reparos. O antigo parque de estacionamento sob as plataformas número 1 e 2 era propriedade da Estação Ferroviária e se tornou parte dessa nova versão. É nessa área onde os ciclistas podem estacionar as bicicletas com cestos e cadeiras para crianças e também onde são disponibilizadas cerca de 1.000 bicicletas do transporte público (OV-Fietsen).


No total, em todas as instalações combinadas, é possível estacionar cerca de 33.000 bicicletas na área, das quais cerca de 22.000 vagas são públicas e gratuitas nas primeiras 24 horas. Isso não significa que isso seja suficiente para o futuro. Como 53% dos viajantes chegam à estação de Utrecht de bicicleta, o estacionamento ao redor de Utrecht Centraal estará cheio até o ano de 2025 ou até antes, por isso a cidade vem trabalhando novas adequações para o futuro.


Mapa detalhado do bike parking em Utrecht

*texto adaptado de Bicycle Dutch

83 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page